Fale Conosco!
Postado em 15 de Maio às 14h04

Como aumentar a lucratividade na Produção de Leite

Notícias (4)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o último censo mostra que quase a metade das propriedades rurais no Brasil são pequenas e gerenciadas por famílias.

Esse produtor rural se mostra preocupado e portanto busca alternativas para ampliar sua atuação no mercado e melhorar a sua renda.

Apenas produzir o leite e vendê-lo ainda cru, já não é mais a realidade de muitos produtores. Para eles o leite é processado ainda na propriedade para que possa agregar mais valor ao produto final que será entregue ao consumidor.

Com a implantação de uma agroindústria na propriedade, é possível escapar dos preços baixos pagos pelo o que produzem e acabam potencializando seus negócios.

Esse é um mercado que vem crescendo nos últimos 10 anos, assim como observa o produtor Daniel Cichelero, e ainda completa dizendo que o consumidor brasileiro vem assimilando melhor a relação entre preço e qualidade, portanto não se importa em pagar um pouco mais pela qualidade.

Já o consumidor fica feliz e satisfeito em receber um produto direto da fazenda.

Outros benefícios proporcionados aos produtores são, a geração de empregos e também a possibilidade de manter familiares trabalhando na propriedade.

Mas fique atento

A primeira coisa a ser feita para quem quer investir na sua própria agroindústria, é organizar um plano de negócios, fazer uma análise de mercado para saber o que exatamente irá produzir e um estudo de retorno do capital. Afinal de contas sua propriedade é sua empresa.

Com o mercado já definido por onde começar?

Após o planejamento do seu negócio, é preciso ter ou fazer o local onde será sua agroindústria conforme o tamanho da sua produção de leite. Órgãos de Inspeção deverão fornecer as licenças de funcionamento.

Mas não se preocupe em pensar que você está sozinho para executar tudo isso, hoje em dia o pequeno produtor possui diversas formas de apoio, como: Instituições financeiras, órgãos governamentais para suporte técnico, subsídios de prefeituras e apoio de empresas privadas que acabam ajudando com suporte.

O que produzir

O beneficiamento do leite produzido na propriedade tem muitas vantagens. A primeira delas é que o leite é de procedência, possui um padrão e o produtor tem a certeza que é de qualidade e fresco para realizar o processamento. Outra grande vantagem é o aproveitamento total do leite.

Após o estudo de mercado feito na região é estabelecido o que será produzido, pois vai depender da demanda e da abertura de novos mercados. Porém é importante levar em consideração e salientar a sazonalidade de mercado, que é uma grande oportunidade de aumentar o faturamento da empresa.

Como por exemplo, a produção de sorvetes no verão e a produção de queijos e doce de leite no inverno.

Produtividade

Segundo o Consultor em Produção de Leite e Derivados Roberto Mesquita, o sorvete é o produto derivado lácteo com um alto valor agregado. Sendo que 1 (um) litro de leite pode render em média 80 casquinhas de sorvete soft. Dependendo da região essa casquinha é vendida entre R$1,50 e 2,00 reais.

Bom, esse foi só um exemplo de quanto sua propriedade pode ser transformada e ter um crescimento diferenciado no faturamento.

Especialistas confirmam que quanto mais diversificada sua produção, mais será saudável para o seu negócio. E no caso do leite é incrível a gama de produtos que ele nos oferece:

  • Leite pasteurizado;
  • Leite aromatizado;
  • Vários tipos de queijo (principalmente a ricota pelo seu valor nutricional e também por possuir valor agregado);
  • Iogurte;
  • Sorvete;
  • Nata;
  • Manteiga;
  • Creme de Leite;
  • Doce de Leite.

Nada se perde

O soro do leite é o subproduto da fabricação de queijos, uma vez ele era descartado, mas hoje em dia o soro ganhou novo status, pois já se sabe que é um produto rico em albumina (proteína), o que fez com que ganhasse valor no mercado.

Portanto o soro pode ser aproveitado de diversas maneiras e no processamento na agroindústria poderá ser transformado em: bebida láctea, ricota, achocolatados e doce pastoso.

Tecnologia

A agroindústria apresenta tecnologia eficiente que beneficia o pequeno produtor. Isso é possível devido aos equipamentos serem modernos e desenvolvidos para obter o máximo aproveitamento, ou seja, são equipamentos multifuncionais que permitem produzir no mesmo equipamento diversos tipos de produtos diferentes como: queijo, iogurte, calda de sorvete e ricota, por exemplo.

E saiba que na Suck Milk além de você encontrar os melhores equipamentos para montar sua micro usina de beneficiamento, poderá contar com o desenvolvimento do seu projeto e consultoria técnica.

Veja também

Montar um laticínio: Protocolos, por onde começar.30/05 Se você está lendo esse texto é muito provável que já tenha visto que montar um laticínio na propriedade é vantajoso e lucrativo. E se está seriamente inclinado a fazer isso, algumas etapas são muito importantes para a saúde do seu negócio. Portanto após o levantamento do plano de negócio, do estudo de viabilidade e de......
Devo me preocupar com a Brucelose?31/07 Brucelose humana A Brucelose é uma doença infecciosa e altamente contagiosa que pode atingir diversas espécies como: bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos, cães e inclusive o homem. É muito mais comum......

Voltar para Informativo

contato

Entre em contato conosco

Produto
Nome
E-mail
Telefone
Resolva :